Ao obterem uma certificação de sustentabilidade, as empresas não apenas assumem o compromisso de se tornarem ambientalmente conscientes, como também adquirem vantagem competitiva perante seus concorrentes. 

Nesse sentido, a tendência é que o número de empresas verdes e preocupadas com o meio ambiente aumente cada vez mais, impactando fortemente o setor de transporte.

Por esse motivo, a busca pela certificação de sustentabilidade tem crescido consideravelmente nos últimos anos e, junto com esse crescimento, surge também a dúvida: como fazer para tirar o certificado ambiental? 

Dessa forma, hoje falaremos um pouco mais sobre esses processo, mostrando os tipos de certificados disponíveis e alguns dos seus benefícios. Confira. 

O que é uma certificação de sustentabilidade? 

A certificação de sustentabilidade, ou certificado ambiental, é um documento que atesta o engajamento da sua empresa com relação à exploração ambiental, adotando medidas que reduzam esses impactos que vão desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos.

Em outras palavras, a certificação de sustentabilidade assegura que os produtos e os serviços oferecidos foram produzidos dentro do limite estabelecido pelo meio ambiente, garantindo uma produção sustentável e muito menos prejudicial.

De um modo geral, a necessidade da certificação de sustentabilidade surge após a exigência dos consumidores por meios de produção mais sustentáveis. 

Desse modo, atualmente o mercado exige que as organizações garantam qualidade e transparência em relação aos seus processos de produção, incluindo o respeito à sustentabilidade em seus três pilares: econômico, ambiental e social.

Por fim, a certificação de sustentabilidade, conforme abordado no começo do texto, acaba gerando vantagem competitiva para as empresas, bem como reforça o seu comprometimento por um mundo menos poluído.

Quais as principais certificações ambientais para o setor de transporte?

SASSMAQ

O Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, popularmente conhecido pela sigla SASSMAQ, está diretamente ligado ao transporte de produtos químicos. 

Logo, seu principal objetivo é assegurar que o transporte desses produtos seja feito com segurança, sem que haja danos aos seres humanos ou ao meio ambiente.

Transqualit Green

O Transqualit Green é uma certificação de sustentabilidade que abrange um conjunto de normas ISO, voltadas para o setor de transporte de cargas e logística.  Nesse sentido, com o intuito de proteger as pessoas e o meio ambiente, suas regras foram projetadas pelos seguintes órgãos:

  • Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística;
  • ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

ISO 14000

A certificação de sustentabilidade ISO 14000, atualmente, é uma das mais conhecidas do setor, contemplando um conjunto de regras focadas na gestão ambiental e criada pela International Organization for Standardization. 

Em síntese, ao obter esse certificado, sua empresa estará mostrando para o mercado que o seu funcionamento não prejudica a manutenção do ecossistema e que a utilização dos recursos naturais está dentro do que é permitido.

AATPP/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é o órgão responsável por emitir a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos, documento obrigatório desde junho de 2012. Assim, o intuito é regulamentar as normas de autorização ambiental para o transporte de cargas perigosas em rodovias interestaduais.

Quais benefícios uma certificação de sustentabilidade traz para a sua empresa?

Compromisso reconhecido pelos seus clientes 

A certificação de sustentabilidade é, acima de tudo, um documento que comprova a eficiência das suas atividades com relação à preservação do meio ambiente. 

Desse modo, você poderá estampar esse certificado em seu website, por exemplo, garantindo que seus clientes o vejam sempre que entrarem em contato com a sua empresa.

Vantagem competitiva 

A princípio, empresas dispostas a conseguir seu certificado ambiental e padronizar suas atividades de tal modo que não prejudique o meio ambiente, invariavelmente, obtêm vantagem competitiva perante seus concorrentes. 

Prova disso é que existem clientes dispostos a pagarem mais por serviços que ofereçam certificados ambientais.

Empresa em conformidade com a lei

Ao tirar a sua certificação de sustentabilidade, você estará agindo em conformidade com o que é estipulado por lei, uma vez que esses documentos estão de acordo com as legislações do transporte de carga no que diz respeito ao meio ambiente. 

Isso trará mais segurança aos seus clientes ao comprarem de você, aumentando assim seu volume de vendas e contribuindo para o desenvolvimento da sua companhia.

Melhora a imagem da sua marca

Por último, ser visto com bons olhos pelos seus clientes melhora de forma significativa a imagem da sua marca no mercado. Ou seja, a certificação ambiental contribui vigorosamente para a boa reputação da sua empresa. 

De outro modo, tal documento pode ser divulgado em veículos de comunicação relacionados a transporte de cargas, consequentemente, trazendo mais destaque para a sua transportadora.

Como tirar a sua certificação de sustentabilidade?

Primeiramente, é necessário entender que cada setor tem seus métodos de avaliação e exigências, sendo as empresas obrigadas a segui-las antes de obter sua certificação.

Logo, é fundamental contatar o Organismo de Certificação referente ao seu nicho e obter informações sobre auditorias de certificação. Além, é claro, de adequar seus processos de acordo com os requisitos da norma de certificação.

Após isso, é necessário realizar uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final. Por fim, acontece a auditoria de certificação.

Agora que você já sabe como conseguir sua certificação de sustentabilidade na logística, que tal acessar o nosso blog e ficar por dentro de mais artigos como esse?