De acordo com o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, dentre todos os emissores de gases poluentes no mundo, a poluição produzida pelos veículos é a que mais causa danos ao meio ambiente. Neste texto, vamos abordar como reduzir a poluição causada pelos veículos.

Isso porque, dentre outras substâncias tóxicas, os automóveis emitem uma grande quantidade de Monóxido de carbono (CO), um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global. 

Dessa forma, é essencial que empresas do setor de transporte ou que tenham uma frota de automóveis a sua disposição, procurem por soluções capazes de reduzir a emissão de gases poluentes no ecossistema. 

Dito isso, nesse texto falaremos um pouco mais sobre a poluição causada pelos veículos e como você pode fazer para tornar a sua frota menos poluente e mais sustentável.

Poluição causada pelos veículos: como ela acontece? 

Ao ligar o motor do veículo, inicia-se o processo da queima de combustível, que por sua vez emite gases tóxicos que são lançados diretamente na atmosfera. Entretanto, a emissão de gases durante o processo de combustão está longe de ser o único problema.

Isso porque partículas minúsculas geradas pelo desgaste dos freios e pneus permanecem em suspensão no ar, podendo se espalhar por quase meio quilômetro ao longo das rodovias. 

Logo, a poluição automotiva não afeta apenas os habitantes de grandes centros urbanos. Quem vive próximo a estradas movimentadas também acaba sofrendo suas consequências.

Abaixo, confira alguns dos gases tóxicos mais nocivos à saúde dos seres humanos e que são grandes responsáveis pela poluição do meio ambiente:

  • Monóxido de Carbono (CO)
  • Óxido de nitrogênio (NOx)
  • Hidrocarbonetos (HC)
  • Aldeídos (CHO)
  • Material Particulado (MP)
  • Dióxido de Carbono (CO2)
  • Metano (CH4)

Poluição causada pelos veículos: 5 ideias para reduzir a emissão de gases poluentes na sua frota

1. Otimização da rota 

Uma excelente forma de mitigar a poluição causada pelos veículos é otimizando as rotas diárias realizadas pela sua frota. Ao reduzir o tempo que seus motoristas passam dirigindo – seja devido à escolha de caminhos mais curtos ou um sistema de logística mais lapidado – a quantidade de combustível consumido também diminui.

Dessa forma, ao aderir essa prática, sua empresa passará a economizar no consumo de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que contribui com a preservação do meio ambiente.

2. Esteja sempre atento a manutenção dos seus veículos

É muito comum gestores de frotas de veículos não se atentarem às manutenções preventivas dos seus automóveis, o que por sua vez acaba trazendo prejuízos não só para a empresa, mas para o meio ambiente também.  

Em síntese, com o desgaste das peças pelo tempo de uso, o consumo aumenta e, por consequência, a emissão de gases poluentes também. Logo, é extremamente importante se manter atento à troca de filtros, velas e de fluidos, sempre optando por produtos de boa qualidade. 

Além disso, balanceamento e alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados e calibragem semanal dos pneus são medidas fundamentais. Pneus murchos e rodas desalinhadas forçam o motor a queimar mais combustível, o que eleva a emissão de poluentes.

3. Escolha um carro amigo do meio ambiente

Medidas que visam atenuar a poluição causada pelos veículos são levadas a sério por diversas montadoras, ao passo que, nos últimos anos, a produção de veículos sustentáveis aumentou consideravelmente. 

Desse modo, para reduzir a poluição causada pelos veículos da sua frota e ao mesmo tempo abrir mão do consumo de combustíveis como álcool e gasolina, de preferência para carros amigos do meio ambiente, como os modelos elétricos e os movidos a biocombustível. 

Além disso, também existem os modelos híbridos como Toyota Prius e o Ford Fusion, por exemplo. 

Por fim, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) disponibiliza uma tabela de consumo e eficiência energética para veículos leves que pode ser consultada antes da compra do seu carro.

4. Estimule seus funcionários a mudarem sua forma de dirigir

A poluição causada pelos veículos, dentre outros fatores, está fundamentalmente ligada à forma como o automóvel é utilizado. Em outras palavras, existem certas atitudes que, quando evitadas, contribuem com a diminuição dos impactos ambientais e reforçam o comprometimento da sua empresa com a natureza e os seus recursos naturais. Vamos a elas:

  • Oriente os seus motoristas a trafegarem em velocidades moderadas e a evitarem freadas bruscas;
  • Quanto menor for a queima de combustíveis, menos poluentes vão parar na atmosfera;
  • Atente-se às leis de trânsito e as sinalizações;
  • Utilize a marcha adequada ao momento;
  • Evite ao máximo descansar o pé no pedal da embreagem;
  • Não trafegue em ponto morto, ou como as pessoas costumam se referir a essa prática, na “banguela”;
  • Caso o veículo esteja parado à espera de alguém ou para despachar alguma encomenda, mantenha sempre o motor desligado;
  • Sempre que possível, evite pesos desnecessários no carro;
  • Opte por abrir as janelas ao invés de ligar o ar condicionado.

5. Abasteça apenas em locais confiáveis

Um erro muito comum cometido por diversos motoristas e que certamente contribui com a poluição causada pelos veículos, é o hábito de abastecer em qualquer lugar sem se preocupar com a procedência do combustível. 

Se por um lado essa prática pode danificar o motor dos automóveis da sua frota, gerando mais custos para a sua empresa, por outro, o impacto ambiental causado pela queima e emissão de gases provenientes de combustíveis fósseis de má qualidade pode ser ainda pior.

Em síntese, casos de postos de abastecimento vendendo combustível adulterado ainda são comuns no Brasil, desse modo, dê preferência aos postos que já contam com uma boa reputação e que são conhecidos pelo grande público. 

Além disso, caso os carros da sua frota sejam flex, prefira abastecer com etanol, que é um combustível ecológico.

Agora que você aprendeu sobre a poluição causada pelos veículos, que tal acessar o nosso blog e ficar por dentro de mais artigos como esse? Clique aqui e veja diversos conteúdos sobre sustentabilidade no transporte que ajudarão a sua empresa a preservar ainda mais o meio ambiente.