A logística sustentável demonstra preocupação e respeito ao meio ambiente. Quando implantada em uma empresa, reduz desperdícios de insumos e elimina a liberação de gases poluentes na atmosfera.

O objetivo da logística sustentável, portanto, é tornar a empresa mais eficiente sem deixar de lado a consciência ambiental.

A seguir, explicaremos melhor o que é logística sustentável e como aplicá-la na sua empresa. Vamos lá? Acompanhe!

Como surgiu a logística sustentável?

A logística sustentável foi pautada na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu em 1972. No Brasil, no entanto, essa metodologia só se tornou oficial em 2012, quando passou a ser incentivada pelo poder público por meio de incentivos fiscais.

O objetivo é suprir as necessidades atuais da humanidade sem esgotar os recursos que garantam a sobrevivência das próximas gerações. O documento veio de encontro à crescente preocupação de empresas de todos os setores com a preservação ambiental. No entanto, para implementar uma postura “verde”, o setor logístico precisou ser repensado.

Assim, a logística sustentável passou a ser adotada pelas empresas, atraindo clientes engajados e garantindo um lugar de destaque frente à concorrência.

logística sustentável

Qual a importância da logística sustentável?

A industrialização garantiu que toda a população do planeta passasse a ter acesso a produtos de primeira necessidade. Esse processo, no entanto, causou o crescimento desenfreado das cidades sem que fossem observados cuidados mínimos com o meio ambiente.

Na verdade, o que se viu foi o descarte de produtos tóxicos sem nenhum tratamento em rios, floresta e no solo, causando grandes problemas para a fauna e flora local. Além disso, florestas foram desmatadas para dar lugar a áreas de pastagens e a monocultura de alimentos. Essa situação, obviamente, se mostrou insustentável.

Assim, a sociedade passou a rever seus métodos produtivos para tentar reverter os danos causados. Já as empresas passaram a investir em programas de reflorestamento e no tratamento dos desejos antes do descarte.

A logística sustentável visa solucionar ainda outros problemas como a emissão de gases tóxicos e o desperdício de materiais. Além disso, foca no uso eficiente de recursos, na economia energética e no impulsionamento do comércio local.

Por que investir na logística sustentável?

Investir na logística sustentável ajuda a empresa a captar investidores e atrair os clientes que tenham compromisso ecológico. Hoje, a maioria dos consumidores prefere fazer negócios com organizações que fomentem iniciativas “verdes” e produzam de forma sustentável.

Outro ponto positivo, é que a logística sustentável ajuda as empresas a reduzirem custos uma vez que o processo produtivo se torna mais enxuto e não há desperdício de material.

Como implementar a logística sustentável na empresa?

Quer adotar soluções sustentáveis e não sabe por onde começar? Destacamos alguns pontos que merecem ser considerados:

1.     Otimize as rotas

Otimizar as rotas de entrega contribui para a redução de custos já que menos combustível será utilizado. Assim, há baixa emissão de CO₂ para a atmosfera, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

Planejar rotas de entregas com veículos alternativos como moto, bicicletas e vans também é uma boa ideia. Assim, os produtos serão entregues mais rápido, o que aumenta o nível de satisfação dos clientes.

2.     Modernize a frota

Como você sabe, ônibus e caminhões emitem um grande volume de gases poluentes para a atmosfera. Claro, o problema se torna ainda mais grave quando o veículo é mal conservado e não conta com sistema de filtragem de poluentes.

Por isso, é importante ter uma frota moderna, que tenha filtros especiais que minimizem a emissão de gases. Além disso, a empresa deve investir em programas de treinamento e capacitação de motoristas que assim passarão a adotar estratégias que reduzam o consumo de combustíveis e prolonguem a vida útil do veículo.

No mais, é importante fazer a manutenção preventiva e corrigir falhas e defeitos assim que eles surgirem. Isso é fundamental para a segurança dos condutores e para evitar o aumento da queima de combustíveis fósseis.

3.     Contrate consultorias

Contratar uma consultoria ajudará a empresa a tornar os processos mais simples e ágeis. Além disso, ajudará o negócio a encontrar os principais gargalos da produção e onde há desperdícios de recursos.

Assim, todos os setores passarão a operar de forma mais eficiente.

4.     Elimine o desperdício

O desperdício eleva os custos da empresa devido à necessidade de ter que comprar mais insumos. 

No entanto, dá para evitar desperdícios criando plantas mais inteligentes ou produtos fabricados com insumos que seriam descartados. Vale lembrar que esses materiais, podem ser utilizados em outro negócio. 

Além disso, dá para eliminar o uso de papéis, canetas e outros materiais comuns de escritório. Use aplicativos para fazer anotações e registrar as atividades do dia a dia do escritório.

5.     Descarte os resíduos corretamente

Os resíduos devem ser separados e enviados para empresas de reciclagem. O ideal é que esse procedimento seja adotado por todos os departamentos da empresa.

No mais, o lixo que não puder ser descartado precisa ser tratado. Assim, haverá redução dos poluentes lançados na natureza.

6.     Fomente o desenvolvimento local

A logística sustentável prevê uma rede de apoio. Assim, os negócios locais podem compartilhar a internet, máquinas, equipamentos e até os veículos usados na entrega da produção.

Outra iniciativa é analisar quais empresas podem dar nova vida aos resíduos ou aos produtos que apresentem pequenos defeitos. Também vale contratar fornecedores locais – além de reduzir o preço do frete essa iniciativa fomenta a economia local.

7.     Faça bom uso do espaço de armazenamento

Falta espaço de armazenamento? Pode ser que o problema seja a desorganização. Por isso, aplique a logística sustentável: reveja o layout para garantir que todas as prateleiras estejam ocupadas. 

Também é preciso deixar espaço entre os corredores para que a equipe se desloque sem problemas. Outra dica importante: se possível, economize energia optando por fontes alternativas. Pagar menos luz no fim do mês dará uma folga no caixa da empresa e ainda contribuirá para a redução dos gases de efeito estufa.

8.     Conte com uma boa equipe

Treine a equipe para receber mercadorias ou entregá-las em menos tempo. Assim, o trabalho não se estenderá até altas horas, evitando o pagamento de adicionais.

Os recursos poupados podem ser investidos na adoção de processos verdes, que contribuirão ainda mais para a sustentabilidade da empresa.

Para que uma empresa cresça e se destaque no mercado é preciso garantir o melhor uso dos recursos naturais. Para isso, é fundamental contar com a logística sustentável e assim fomentar boas oportunidades de negócio.

Gostou do post de hoje? Então, continue lendo o nosso blog e continue bem informado sobre o assunto!