Segundo a Forbes, 68% dos consumidores preferem comprar de empresas que se preocupam com o meio ambiente. Para se destacar nesse cenário, as marcas precisam investir na rota ecológica e ajustar seus processos de negócios para atender as expectativas do mercado consumidor.

É preciso deixar de lado, portanto, a abordagem tradicional da logística que não foca na sustentabilidade. É preciso pensar “verde” e encontrar o equilíbrio entre os fatores econômico e ecológico.

A seguir, explicaremos melhor o que é rota ecológica e como aplicá-la no seu negócio! Acompanhe!

O que é rota ecológica?

A rota ecológica otimiza o caminho de entrega para reduzir o tempo. Integra a logística verde prática de negócios que, embora de baseie em processos tradicionais, foca na preservação do meio ambiente.

A logística verde propõe ações que gerem baixo impacto ambiental, visando encontrar o equilíbrio econômico e ecológico e assim garantir que a empresa corte custos, adote uma política de carbono zero e conquiste cada vez mais clientes.

Rota ecológica

Como aplicar essa metodologia na sua empresa?

Aplicar a rota ecológica e as práticas de logística “verde” ajudam a empresa a se tornar mais sustentável. Entre as ações que podem ser adotadas, vale destacar:

Reduza, recicle e reutilize

Reduzir, reciclar e reutilizar são ações que devem ser implementadas o mais rapidamente possível quando o assunto é rota ecológica. 

O primeiro passo é reduzir os materiais utilizados ao longo da cadeia produtiva. Encontre áreas que gerem excesso de resíduos e planeje a planta de modo a eliminá-los ou reaproveitá-los.

A segunda etapa é reutilizar os materiais utilizados na entrega. Sacos plásticos, caixas de papelão, bolhas de embalagem e paletes de madeira, por exemplo, podem ser higienizados e usados na próxima viagem.

Claro, pensar na reciclagem também é importante. Os resíduos que não puderem ser aproveitados podem ser encaminhados para empresas que os utilizem na produção de novos produtos.

Também é importante utilizar embalagens retornáveis. O intuído é que elas voltem para a fábrica para serem reutilizadas ou reaproveitadas.

Embalagens de vidro e de plástico são as de maior destaque uma vez que grandes marcas investem pesado na conscientização do público para aumentar o engajamento. Caixas de papelão e de madeira que não entrem em contato com alimentos ou substâncias tóxicas também podem ser reaproveitadas por empresas que apostem na rota ecológica.

Substitua os veículos desgastados

Que tal substituir caminhões a diesel por veículos movidos a biocombustível? Considerados fontes alternativas de energia, os biocombustíveis são renováveis e não poluem a atmosfera.

São produzidos por vegetais como milho, cana-de-açúcar e mamona. Os mais utilizados são o etanol e o biodiesel, também utilizado para geração de energia.

A empresa também pode investir em veículos híbridos ou elétricos, movidos a eletricidade. Claro, não é preciso modernizar toda a frota de uma só vez – vá substituindo os veículos à medida que eles apresentarem falhas ou defeitos.

Também é importante contar com bicicletas e veículos menores para fazer entregas em locais mais próximos ao armazém. Além de reduzir custos, essa solução contribui para diminuir a pegada de carbono da empresa.

Otimize as rotas

Implantar a rola ecológica exige planejamento. Por quê? Rotas extensas gastam mais combustível e demoram mais tempo para serem concluídas. Além disso, poluem demais.

Alguns aplicativos podem ajudar a otimizar as rotas de entrega da empresa, entre eles vale destacar:

Batch Geocode

O aplicativo gera rotas em PDF e importa arquivos do Excel ou CVC. Também encontra rotas que simplificam a entrega. O acesso gratuito é limitado, mas há planos para acesso completo a todas as funcionalidades.

RoadWarrior

O RoadWarrior ajuda a distribuir as tarefas entre os motoristas. As rotas são otimizadas e operacionalizadas conforme a demanda. A ferramenta pode ser utilizada pelo notebook ou pelo smartphone.

Para isso, basta baixar o aplicativo e escolher uma das rotas sugeridas.

Google Maps

O Google Maps ajuda a traçar as melhores rotas na hora da entrega. Para adicionar diferentes destinos, é preciso acessar a aba de configurações e digitar os endereços

O app exibe a melhor rota e o tempo estimado de cada viagem. A ferramenta, no entanto, não é integrada ao banco de dados da empresa e não permite distribuir tarefas entre os integrantes da equipe.

Daliforce

O Daliforce ajuda a gerenciar rotas de coleta e entrega, com rastreamento de toda frota em tempo real. O software conta ainda com agendamento, gerenciamento de expedição e sistema de rota ecológica.

A versão gratuita libera as funções de um único motorista. Para adicionar o restante, é preciso pagar 0,08 centavos por tarefa. A cobrança é mensal.

Mapbox

É um sistema de navegação em mapas. O sistema é atualizado em tempo real e conta com sistemas via API e SDK. O aplicativo é gratuito para certas funções e usos, no entanto, caso ultrapasse o limite é necessário efetuar um pagamento mensal.

Além disso, a empresa pode investir em softwares que apontem as melhores rotas, fechamento de estradas, obras e áreas de tráfego ruim.

Pare de usar papel

Implantar a rota ecológica prevê a eliminação do papel. Como você sabe, o setor logístico usa muitos documentos: nota fiscal, faturas, detalhes do pedido, comprovante de entrega, são apenas alguns exemplos.

No entanto, é possível digitalizar todos esses papéis, substituindo-os por arquivos digitais. Para isso, você pode contar com softwares, sistemas e aplicativos que agilizam a maioria das operações da empresa, tornando todos os processos mais simples e ágeis.

Como você viu, a rota ecológica impacta positivamente em todos os setores da empresa reduzindo custos e tornando os processos mais ágeis. Pensar “verde” é fundamental para atrair clientes e garantir que a marca se destaque no mercado.

Gostou desse texto sobre rota ecológica? Então, acompanhe o blog da Siga Verde e continue bem informado sobre o assunto!